Criando a página Inicial 

 

Nossa meta aqui é criar a sua primeira página para internet, simples e eficiente. Não se preocupe com efeitos especiais agora. Falaremos disso mais adiante.

Na verdade pretendemos fornecer freqüentemente novidades e dicas de como atualizar sua página, sempre utilizando ferramentas de fácil acesso e manuseio para você.

Aqui utilizaremos somente recursos existentes no Microsoft® Office 97. Alguns deles não estão presentes na instalação normal. Caso seja este o seu caso, verifique no manual do produto como proceder a instalação de todos os recursos do mesmo.

Após a instalação de todos os recursos do Office, talvez o computador se apresente um pouco lento. Normalmente acontece em computadores com 32 Megabytes de memória RAM ou menos. Isto se deve a utilização de uma parte dessa memória pelos novos recursos instalados. Este é o motivo pelo qual eles não são instalados inicialmente. Neste caso recomendamos a instalação de memória adicional suficiente para completar 64 Megabytes.

 

1. Abra o Word. Clique em "Arquivo" na barra de menus, e então em "Novo". Na caixa de diálogo que surgir, selecione a orelha "Páginas da Web" e então clique duas vezes sobre o ícone "Assistente de página de Web.wiz".

2. Caso apareça, ignore o aviso para procurar novas ferramentas na internet clicando em "Não".

3. Nas telas que seguem, selecione "Layout centralizado", clique "Avançar", e "Profissional", clique "Concluir";

4. Digite o Título e os textos que desejar, exatamente como faria em um documento padrão do Word, incluindo a formatação e os efeitos que você já conhece. Não se preocupe com hiperlinks e figuras agora. Falaremos disso a seguir.
Procure não utilizar tabelas, tabulações, marcadores e outras ferramentas de formatação que necessitem de margens bem definidas. Normalmente estas margens não são mantidas na conversão para internet.

 5. Veja como sua página vai ficar na internet clicando em "Arquivo" e em "Visualizar página da Web".

6. Salve sua página como faria com um documento normal do Word, escolhendo um nome para ele. O arquivo será salvo com uma terminação .htm automaticamente.

7. Volte a página inicial para saber como publicar sua página na internet.

 

Faça páginas diferentes repetindo os passos anteriores. Encontre o layout e modelo que mais lhe agradar. Logo mostraremos como personalizar a página que escolheu. Não tenha pressa. Siga as dicas que damos a seguir.

 Grave todas as sua páginas em uma pasta exclusiva, de preferência na raiz da unidade (em C:\). Procure ter uma pasta para as páginas que você ainda está fazendo ou modificando e outra para as que estão prontas.

  Planeje suas páginas. Organize-as por assunto e coloque-as na seqüência adequada, como faria em um relatório ou apresentação comum.

 Tenha um propósito e não fuja dele, a menos que esteja fazendo apenas por diversão.

 Mesmo que seja por diversão, preocupe-se em ser elegante e coerente. Lembre-se que milhares de pessoas poderão ver o que você fez.

 

Seja a sério ou por diversão, esperamos que tenha momentos agradáveis construindo a sua porta para o ilimitado mundo da internet.

 

Volte a primeira página para continuarmos as lições iniciais.

Primeira página | Página inicial da Neo Máxima® | Próxima lição