Hiperlinks

Hiperlinks, ou simplesmente links, são a alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo. Podemos dizer que a Word Wide Web (WWW), a parte mais conhecida da internet, não existiria sem eles.

Na verdade o hiperlink não passa de um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo. Mas aqui ele abre uma página da internet, ou lhe envia a outra parte do texto, ou mesmo permite copiar um arquivo, tudo isso em uma outra pasta, computador ou mesmo outra parte do mundo.

Sua forma e aparência mais comum é muito conhecida: Um texto azul com um traço embaixo. Mas o link pode ter a forma que se desejar, até mesmo uma figura. Veja abaixo alguns exemplos.

Este é um hiperlink para Neo Máxima®

Este é um hiperlink para Neo Máxima®

Este é um hiperlink para Neo Máxima®

 Este é um hiperlink para Neo Máxima®

Entretanto, apesar de poder parecer o contrário, colocar um link em sua página é fácil. Mais fácil que colocar uma figura, como vimos na lição anterior.

1. Digite o texto ou insira a figura que deseja que represente o hiperlink.

2. Selecione o texto inteiro ou parte dele (o link pode ser representado por uma letra ou símbolo) ou então a figura escolhida e clique sobre a seleção com o botão direito do mouse. No menu que vai aparecer clique "Hiperlink...". A janela "Inserir hiperlink" vai aparecer. Nela você pode escolher entre vincular a uma página da internet (como as que você acabou de criar) ou a um local específico da página em que está trabalhando.



No momento vamos esquecer a segunda opção, que, por incrível que pareça, é mais complicada, e nos concentrar na primeira.
Clique no botão "Procurar...". Procure a pasta onde se encontram as páginas que fez anteriormente e selecione aquela para qual deseja que o link aponte e clique no botão "OK".



Automaticamente a seleção que você marcou mudará para o formato do link padrão (o primeiro exemplo dado acima).

3. Outra forma de colocar um link é simplesmente digitando o endereço da página. Ao se pressionar a barra de espaço ou a tecla enter ao final da digitação do endereço ele automaticamente cria o link.
Por exemplo:
www.neomaxima.com.br

4. Verifique se o link está funcionando clicando em "Arquivo" e em "Visualizar página da Web".

 

 As dicas abaixo ajudarão você a modificar a aparência do link para personalizar sua página.

 Para mudar a cor, tipo de letra, tamanho e efeito de texto, basta clicar sobre o link com o botão direito do mouse e selecionar "Fonte...".

 Para mudar o esquema de cores geral do texto e hiperlink, clique em "Formatar" na barra de menus e em "Cores do texto...".



 Seja cuidadoso com o uso de links. Excessos podem confundir quem vai visitar sua página.

Agora você está pronto para fazer páginas iguais a que você viu até agora. Nestas páginas só foi utilizado o Word 97, instalação padrão, mais alguns recursos que você achará facilmente no CD do Office 97, inclusive fotos e desenhos.

Você já pode fazer seu site (conjunto de páginas publicadas na internet por uma pessoa, grupo de pessoas ou empresa, com um endereço definido), sobre o assunto que você quiser, da forma que desejar, utilizando um programa que você já conhece.

Uma observação: nem todos os recursos do Word podem ser utilizados nas páginas para internet. Caso utilize um recurso que não seja suportado, você será avisado ao salvar o arquivo.

Resta publicar seu site na internet. Fácil. Vá para próxima página: Publicando na internet.

Aguarde por novas lições. Envie sua pergunta, crítica ou sugestão, para nós. Precisamos delas para melhorar e ampliar este trabalho.

Obrigado.

 

Lição anterior | Página inicial da Neo Máxima® | Publicando na internet