Caixa de texto: SuporteCaixa de texto: VendasCaixa de texto: EmpresaCaixa de texto: ContatoCaixa de texto: ServiçosManutenção Preventiva (preservando o computador)

Este foi o tema solicitado pela maioria de vocês para este Informativo. Agradecemos o grande retorno que nos deram. Isto confirma o acerto de nossas ações e incentiva a continuarmos servi-los com qualidade.

São cinco os grandes inimigos dos equipamentos de informática. Analisemos cada um em separado.

Sujeira: poeira, maresia e líquidos em geral, podem penetrar nos contatos, encaixes e ligações eletro-eletrônicas, prejudicando e até impedindo o funcionamento do equipamento. Outro aspecto ainda mais importante é o fato do Disco Rígido poder ser prejudicado internamente, causando perda de dados. É que ele não é “fechado à vácuo” como se costuma divulgar. Possui um filtro de ar, que tem capacidade limitada. Como não se deve abrir um HD (Hard Disk ou Disco Rígido em inglês) para troca deste filtro, é importante mantê-lo em um ambiente o mais limpo possível.

Como evitar: instale o equipamento em um local fresco, seco e à sombra, longe de poeira e maresia. Se possível instale-o em uma sala com ar condicionado. Evite ventiladores. Limpe-o externamente com um pano seco e macio todo o dia. Evite comer ou beber próximo. NÃO ABRA O EQUIPAMENTO. Periodicamente solicite ao seu técnico de confiança uma limpeza interna.

Vibração: causadas principalmente pelo arrastamento do equipamento ou pela sua colocação muito próxima de uma máquina que naturalmente gera vibração (ar condicionado, impressora matricial de grande porte, etc.), podem  folgar e desprender as placas de seus encaixes, prejudicar o funcionamento de unidades de CD-ROM, fita DAT, ZIP Drive, etc., mas é particularmente prejudicial ao Disco Rígido. A vibração pode fazer com que as cabeças de leitura/gravação do próprio HD danifiquem a frágil superfície dos discos magnéticos, inutilizando-os em pouco tempo, sem falar na perda de dados.

Como evitar: instale o equipamento de forma a evitar que condicionadores de ar, impressoras ou outro aparelho transmita vibração ao micro. NÃO ARRASTE o equipamento ou a mesa sobre a qual se apóia. Não transporte o equipamento sem a devida proteção ou em posição diferente da indicada. Em caso de barulhos estranhos (estalidos) que surjam do HD, faça um Backup de seus arquivos e chame imediatamente seu técnico de confiança.

Distúrbios elétricos: todos os equipamentos de informática são alimentados por energia elétrica. Os circuitos eletro-eletrônicos são frágeis. Uma oscilação elétrica mais brusca pode danificá-los definitivamente. Problemas menores também podem ser causados pela eletricidade, como: perda de dados, inutilização de um programa ou do próprio sistema operacional, sem falar na desagradável experiência de perder um trabalho de horas por uma queda de luz. A maior parte dos problemas dessa natureza acontece ao se ligar o equipamento. Aterramento mal feito pode causar mais danos que a falta dele, portanto na dúvida não aterre.

Como evitar: verifique as condições da instalação elétrica. Chame um eletricista de sua confiança e peça para verificar a qualidade do fio, do disjuntor e da tomada (três pinos). Se possível reserve um circuito só para os equipamentos de informática. Cheque a corrente elétrica quanto a voltagem e oscilações com um multímetro. Se for possível, faça um bom aterramento; caso contrário, não faça nada. Verifique se a fase está à direita na tomada da parede, estando o terra para baixo. Use um bom estabilizador, de preferência microprocessado. Não ligue outros eletrodomésticos à tomada ou ao estabilizador. Cabendo em seu orçamento, compre um bom No Break e deixe o computador sempre ligado.

Vírus: são programas que “infectam” os computadores causando algum tipo de estrago ou inconveniente como: apagar alguns arquivos ou todo o disco rígido, impedir o acesso a um HD ou mídia (disquete, CD-ROM e ZIP Drive, são exemplos de mídia), trocar o nome de arquivos (comum no Word), etc. São adquiridos por contato direto, ou seja, inserindo-se uma mídia infectada no computador, ou via on-line (internet, BBS, etc.). Copiar arquivos ou programas de um computador para o outro é a forma mais comum de “contágio”.

Como evitar: evite mídias que tenham passado por outros computadores. Não caia na tentação de copiar aquele jogo ou programa do “amigo”. Cuidado com CD-R’s (CD’s que podem ser gravados). Adquira e mantenha atualizado um bom programa antivírus. Sempre execute o antivírus para verificar seu HD e mídias. Evite fazer download de sites pouco conhecidos e ao receber e-mail com arquivos anexados execute o antivírus. Caso tenha um plano de manutenção preventiva, solicite a atualização periódica do seu antivírus. Lembre-se, porém, que o antivírus não é infalível.

Usuários incautos: aqui se engloba todo aquele usuário que vai além do seu conhecimento ou deixa que alguém despreparado mexa ou o convença a mexer no equipamento, seja instalando ou removendo programas ou periféricos, seja mudando configurações para “melhorar” o micro. Também podemos encaixar aqui os que copiam arquivos de estranhos sem verificar a presença de vírus, instalam jogos que o “amigo” diz que é “fácil”, apagam arquivos existentes no HD sem saber para que servem, compactam o Disco Rígido para ganhar espaço e mais, muito mais. Os piores são os que mexem no registro do Windows para resolver os problemas que causaram ou para “turbinar” o computador. Normalmente as conseqüências são desagradáveis, podendo ir de um computador lento até um computador que não funciona.

Como evitar: de forma geral, apenas não mexa. Não instale programas que não vai usar, apenas para satisfazer sua curiosidade. Se for um equipamento de trabalho, não instale jogos. Não compacte o HD, pois isso pode deixá-lo muito lento. NÃO EDITE O REGISTRO DO WINDOWS. Não deixe que leigos que se acham entendidos mexam em seu equipamento. Computadores não podem ser “turbinados” sem troca de hardware, apenas bem configurados. Deixe isso para quem entende. Falando nisso, procure-nos para conhecer o nosso Plano de Manutenção Preventiva e deixar que nós cuidemos do seu equipamento. Em qualquer caso, não esqueça de fazer o Backup de seus arquivos.